11 de abr. de 2007

O USO DA VÍRGULA


Uso obrigatório da vírgula nas orações estudadas


É obrigatória a vírgula para assinalar orações subordinadas que se encontrem no princípio de uma frase, ou seja, antes da principal ou subordinante. Exemplo: Se não tivesse pais, vivia num orfanato.

É obrigatória a vírgula para assinalar as orações intercaladas. Exemplo: Os dois irmãos, embora se dessem bem, saíam sempre sozinhos.

É obrigatória a vírgula para assinalar a presença das orações coordenadas adversativas, ou seja, qualquer oração coordenada adversativa é antecedida por uma vírgula ou outro sinal de pontuação forte. Exemplo: Está muito sol, no entanto está frio.

A regra anterior aplica-se também às orações coordenadas conclusivas. Exemplo: Estás com muita febre, logo ficas em casa.

Nota: Quer as conjunções/locuções adversativas, quer as conclusivas sempre que se apresentem no meio de uma oração vêm isoladas por vírgulas

Exemplo: O Gustavo chegou tarde. Os amigos, no entanto, continuavam à sua espera.

É obrigatória a vírgula para assinalar orações justapostas. Exemplo: No recreio, os rapazes jogavam à bola, as raparigas conversavam, os contínuos faziam a limpeza do recinto.

É obrigatória a vírgula para assinalar orações coordenadas copulativas que apresentem sujeitos diferentes. Exemplo: Eu vou passear, e tu vais estudar.

É obrigatória a vírgula sempre que numa frase haja uma enumeração de orações. Exemplo: Eles jogavam, elas brincavam, os outros cantavam.

Outras situações de uso obrigatório da vírgula

É obrigatória a vírgula para assinalar o vocativo onde quer que ele se encontre na frase. Exemplo: Joana, vem cá!

É obrigatória a vírgula para assinalar o aposto. Exemplo: O Rui, irmão de um amigo meu, está na universidade.

É obrigatória a vírgula para assinalar expressões de carácter explicativo, como ou seja, isto é... Exemplo: A escola Domingos Rebelo, isto é, a minha escola, situa-se na Av. Antero de Quental.

É obrigatória a vírgula para assinalar enumerações simples de carácter morfológico. Exemplo: Eu fui ao mercado e comprei maçãs, batatas, bananas, cenouras, alfaces e couves.
É obrigatório o uso da para assinalar o local numa data. Exemplo: Belém, 11 de Abril de 2007


2 comentários:

Anônimo disse...

Olá.Gostaria de saber se a vírgula é sempre obrigatória antes de MAS?

dois corações disse...

A Vírgula antes do MAS, é de praxe mas, não obrigatória separar por vírgula as orações. Lembre-se que a oração é todo enunciado que possua um verbo ou uma locução verbal, que indicam idéias contrárias, como é o caso da oração introduzida pos MAS, tempo, causa, finalidade, lugar, explicação, condição, sequência, modo, conformidade, proporção, etc. A vírgula torna-se mais elucidante quando essas orações aparecem antes de outras. Vindo depois, a vírgula não e obrigatória, mas deve ser usada caso sua omissão comprometa a clareza e o sentido da frase.

Exemplo: ( as vírgulas entre parênteses são dispensáveis) MUITOS TENTAM, MAS POUCOS CONSEGUEM ( a oração indica idéia contrária).